CONFERÊNCIA 24nov2012

CONFERÊNCIA 24nov2012
GALIZA E A SUA LÍNGUA NO CONTEXTO EUROPEU

Universidade Lusófona

A CONFERENCISTA
Maria Seoane Dovigo (Corunha, 1972)

 

cartaz_academia_galega_24_nov

É licenciada em Filologia Hispânica pela Universidade da Corunha, na Galiza. Entre 1995 e 1997 seguiu os cursos de doutoramento do departamento de Filologia Espanhola e Latina da mesma universidade. Na sua etapa universitária, trabalhou no seu projeto de tese de doutoramento, dedicado à análise do género do prólogo, apresentou diferentes trabalhos em congressos sobre literatura renascentista, edição de textos e literatura galega e colaborou em projetos de investigação sobre as fontes documentais para o estudo do teatro na Corunha e a catalogação de publicações periódicas dos séculos XVI ao XVIII em bibliotecas da Galiza e Portugal.

Desde 2000 reside em Portugal, onde exerce a docência no ensino secundário. Conta com uma ampla trajetória cultural e de divulgação da cultura e escritores galegos em Portugal, tendo dado palestras e publicado estudos em diversas revistas de ampla divulgação.

Atualmente é Académica correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP), membro da Associação Cultural Pró AGLP, colaboradora da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da Academia e membro do conselho consultivo do MIL.

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

SÍNTESE DA COMUNICAÇÃO

“A Galiza e a sua língua no contexto europeu”

Maria Seoane Dovigo, da Associação Cultural Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa

Académica correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa

(Lisboa, 24 de novembro de 2012)

 

O objeto desta palestra é dar notícia da deriva histórica e do presente da língua portuguesa na Galiza. Este é um exercício de cooperação entre dois países lusófonos, Timor e a Galiza, que, ainda que em polos geográficos e temporais quase opostos, podem, através da partilha do conhecimento quer do seu percurso histórico quer dos instrumentos teóricos desenvolvidos por ambos, sobretudo no terreno da sociolinguística sobre o que nos debruçamos, descobrir as suas “vidas paralelas” nessa tríade dinâmica à volta da que se constroem sociedades, sempre tendo a língua como centro: o poder, a identidade e o aceso ao conhecimento.

Esta apresentação pretende, por um lado, deitar alguma luz sobre o desconhecimento generalizado por parte dos demais países lusófonos da situação do português na Galiza, que, mesmo no domínio da filologia não vai mais além da dialetologia e das origens comuns da língua no período medieval. Por outro lado, quer demonstrar o valor do contributo da Galiza como referente de reflexão para a construção da Lusofonia como realidade linguística e política. Por último mostra, também com exemplos da história e da atualidade galegas, como a sociedade civil pode intervir de maneira decisiva nestes processos.

 

Sobre timordi

50-60 em Escola Salesiana de Lahane, Colégio de Maliana, Seminário de Nossa Senhora de Fátima em Dare, Dili, Timor L/L. 1960-1965 em Macau, Seminário de S. José. 1966-1973 em Same, zona Sul de Timor L/L. 1973-1983 em Roma, LIcenciatura em Filosofia e Curriculum de Doutoramento em Filosofia na Universidade Gregoriana. 1983 em Portugal, projecto de vida - Filosofia, professor, Curriculum de Mestrado em Filosofia, Fundação e Presidente da Associação Timorense (AT) entre 1983 e 1985 (criada com objectivo particular de Espaço de Diálogo e de Formação de Quadros Timorenses na Diáspora e no Interior - Sítio: wp.timor-diaspora.com/wp-login.php). Membro da Comissão Política do Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT). Organiza e participa nos Encontros e Conferências de Vila Moura (Algarve, Portugal), Melbourne (Austrália) Darwin (Austrália). Lecciona Filosofia no Seminário Maior S. Pedro e S. Paulo em Fatumeta, Dili (Timor L/L) entre 2000 e 2002. Na sequência da dissolução do CNRT em 2002, opta por desenvolver actividades na Diáspora - Defende uma Política de Diáspora; cria Assoicaição Apoio à Diocese de Baucau (Sítio - http://aadb.home.sapo.pt); organiza a comemoração na Diáspora do 10º Aniversário da Independência de Timor L/L; coordena o Grupo COCC 2012 (Comissão Organizadora de Conferências e Congressos com início de actividades em 2011/2012. Com a COCC 2012 organiza o Primeiro Congresso de Sociedade Civil de Diáspora da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a Lusofonia.
Esta entrada foi publicada em Timor-Diáspora. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *