I NATAL DOS BOLSEIROS, ESTUDANTES, COMUNIDADE TIMORENSE 2012

I NATAL DOS BOLSEIROS, ESTUDANTES, COMUNIDADE TIMORENSE 2012

 

Este PRIMEIRO NATAL só foi possível graças aos 4 voluntários da fotografia: Pe. Adérito Costa, SDV e representante da Obra Salesiana Oficinas de São José, Campo de Ourique; Júlio Santos, coordenador geral dos bolseiros; Victor Soares Coordenador Regional (Évora); Fernanda Ferreira Castilho. E a sua realização excedeu as nossas expectativas, graças a cada um dos Bolseiros, exemplarmente participativos, tanto no debate sobre o PED 2011-2030 como no desporto, na cozinha e nas refeições, no convívio até às 24 horas de 22 e Dezembro e também no desporto, que se prolongou ate às 12h00 do dia seguinte. PARABÉNS!

No início do debate, os Bolseiros colocaram duas questões: onde estão os estudantes timorenses? Onde está a comunidade timorense? Os bolseiros eram 144. Na sala estavam pouco mais de 10 representantes da comunidade timorense. Dos estudantes timorenses estavam apenas uns três. DESILUSÃO! UM SINAL? UM FENÓMENO?

Da Embaixada da RDTL em Lisboa não estava ninguém presente. Dada a ausência da Senhora Embaixadora Natália Carrascalão, a COCC TD2012, em representação da organização do evento, enviou o convite ao Senhor Encarregado de Negócios, Dr. Francisco Vital Ornai, através de carta com aviso de recepção. O Senhor Encarregado de Negócios nem respondeu ao convite nem se fez representar. DESILUSÃO! UM SINAL? UM FENÓMENO?

A sala foi pequena e o tempo foi insuficiente para as questões levantadas pelos bolseiros no debate. A algumas conseguimos esclarecer, a outras confessamos que não fomos suficientemente esclarecedores. Algumas foram emotivas, outras sociais e críticas, outras políticas, outras (a maior parte) ficaram para trás…

Apesar de tudo, da nossa parte, da parte da representação da COCC TD2012, sentimos que demos um pequeno contributo para a causa da construção da nossa História – a História timorense e a História da CPLP.

Através do Pe. Adérito, queremos testemunhar aos superiores da Obra Salesiana Oficinas de São José, Campo de Ourique, os nossos mais cordiais agradecimentos pela cedência dos espaços.

Enquanto os organizadores não se reunirem para fazer uma avaliação mais aprofundada do EVENTO, aqui deixamos os sentimentos da Fernanda Ferreira. Aplaudimos e agradecemos mais de três vezes, com os Bolseiros, o extraordinário contributo da cozinheira, que teve surpreendente colaboração dos Bolseiros, que ajudaram a cozinhar, coordenar as refeições, lavar os pratos e fazer a limpeza, deixando os espaços limpos tal como nos foram postos à disposição.


Fernanda Ferreira
27 de Dezembro de 2012 8:48
Gostei muito do encontro. O Júlio e o Victor foram fantásticos em terem conseguido juntar os estudantes timorenses do norte ao sul de Portugal, a disponibilidade, o carinho e a boa disposição do Pe Adérito, foram na verdade excepcionais. Foi com imenso prazer que cozinhei para os jovens, que foram desprendidos, solícitos, alegres, simpáticos e com aquele sorriso tão cracterístico do timorense. Bem hajam todos os jovens que estiveram presentes! Do fundo do coração desejo a todos sucesso nos seus estudos e na profissão que escolherem. O saldo (€) negativo, mínimo, foi coberto pela coesão e alegria dos jovens. ADOREI. Havemos de fazer outras loucuras, esta juventude merece. Abraço a todos. Fernanda.

Se as imagens valem mil palavras, a seguir deixamos algumas.

Equipa organizadora, no dia do encerramento

No debate

Um dos bolseiros intervenientes e um representante da diáspora

Almoço

Jantar

Colaborando na cozinha

Dançando até à meia-noite

Festejando e fazendo votos com champanhe

Sobre timordi

50-60 em Escola Salesiana de Lahane, Colégio de Maliana, Seminário de Nossa Senhora de Fátima em Dare, Dili, Timor L/L. 1960-1965 em Macau, Seminário de S. José. 1966-1973 em Same, zona Sul de Timor L/L. 1973-1983 em Roma, LIcenciatura em Filosofia e Curriculum de Doutoramento em Filosofia na Universidade Gregoriana. 1983 em Portugal, projecto de vida - Filosofia, professor, Curriculum de Mestrado em Filosofia, Fundação e Presidente da Associação Timorense (AT) entre 1983 e 1985 (criada com objectivo particular de Espaço de Diálogo e de Formação de Quadros Timorenses na Diáspora e no Interior - Sítio: wp.timor-diaspora.com/wp-login.php). Membro da Comissão Política do Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT). Organiza e participa nos Encontros e Conferências de Vila Moura (Algarve, Portugal), Melbourne (Austrália) Darwin (Austrália). Lecciona Filosofia no Seminário Maior S. Pedro e S. Paulo em Fatumeta, Dili (Timor L/L) entre 2000 e 2002. Na sequência da dissolução do CNRT em 2002, opta por desenvolver actividades na Diáspora - Defende uma Política de Diáspora; cria Assoicaição Apoio à Diocese de Baucau (Sítio - http://aadb.home.sapo.pt); organiza a comemoração na Diáspora do 10º Aniversário da Independência de Timor L/L; coordena o Grupo COCC 2012 (Comissão Organizadora de Conferências e Congressos com início de actividades em 2011/2012. Com a COCC 2012 organiza o Primeiro Congresso de Sociedade Civil de Diáspora da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a Lusofonia.
Esta entrada foi publicada em Timor-Diáspora. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *