MESA-REDONDA – Paulo Pires

PAULO PIRES – O FUTURO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMORLESTE”

 

CONVITE

Caros Amigos e Conterrâneos

– A COCC TD2012 tem a honra de convidar todos os amigos conterrâneos para a MESA-REDONDA de 23 de Fevereiro de 2013 subordinada à Questão: “O FUTURO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE”

– APRESENTADOR:  Paulo Pires

– LOCAL: Universidade Lusófona de Lisboa (a confirmar)

– DATA/HORA:  23 de Fevereiro de 2013, da 15h30 às 17h30.

Em ordem à escolha da sala, agradecíamos a confirmação da presença até 16 de Fevereiro/2013

Lisboa, 09 de Fevereiro de 2013

Pl’ COCC TD2013

Alberto Araújo

(COCC TD2012: Comissão Organizadora de Conferências e Congressos, criada em 2012, com a Comemoração na Diásapora do 10ª Aniverário de 20 de Maio de 2002)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

TÓPICOS:

Tópicos para a mesa  redonda

I.A Língua Portuguesa no mundo

II.A Língua Portuguesa em Timor

a)Antes da invasão indonésia

b)Durante a invasão indonésia

c)Depois do Referendo – Independência

III.Debate: o futuro da Língua Portuguesa em Timor

Forte da Casa, 8 de Fevereiro  de 2013

Paulo Pires

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

BIOGRAFIA:

Biografia do autor

Nasceu no dia 15 de Agosto de 1946 em Turiscai, Ainaro, Timor-Leste. Fez a escola primária no colégio D. Nun’Álvares Pereira, Soibada. Depois de concluir o ensino secundário  no Seminário Menor de Nossa  Senhora de Fátima, Dare. Dili, veio fazer o curso de Filosofia no Seminário Maior de Évora, 1967-1970 e o Curso de Teologia no Seminário Maior de Leiria, 1970-1974, ano em que se deu a Revolução dos Cravos.

Regressou a Timor em 74 para fazer o seu estágio pastoral. Foi nomeado professor de Português e Psicologia no Liceu Dr. Francisco Machado e mais tarde seu Vice-Reitor,e professor de Religião e Moral Católicas na Escola Técnica Prof. Dr. Silva Cunha, respectivamente em Dili.

Foi repatriado para Portugal em Julho de 1976.

Em Lisboa, fez a licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa.

Depois da reorganização da UDT, já em Lisboa, 1977, foi eleito Vice-Presidente da Comissão Política do partido e após a morte do Presidente, assumiu a sua presidência. Em parceria com CDS foi criado o GATIMOR – Gabinete dos Assuntos de Timor e torna-se o seu Secretário Geral.

Paralelamente à sua actividade política, exercia a sua profissão no Ministério de Educação de Portugal, como Professor de Filosofia e Psicologia em várias Escolas Secundárias, em Lisboa a arredores.

Em 2002, depois da independência, foi novamente a Timor, como cooperante português, para a assessoria do Senhor D. Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau, na área da política do ensino. Foi professor convidado para leccionar as cadeiras de Ética Social e História de Filosofia Moderna, no Seminário Interdiocesano, em Fatumeta,  Dili. Participou activamente, cooptando o Adido Cultural da Embaixada Portuguesa em Dili, o Senhor Eng. José Revez,  no projecto da reintrodução e consolidação da Língua Portuguesa em Timor. Foi convidado pelo Reitor da Universidade Nacional de Timor Leste para fazer parte do júri da licenciatura em Língua Portuguesa na mesma Universidade. Foi convidado pelo Ministro de Educação para presidir ao Congresso sobre o Ensino em Timor

Regressou a Portugal em 2006 para reassumir a sua profissão de professor de Filosofia na Escola Secundária de São João da Talha até se reformar em 2011.

Sobre timordi

50-60 em Escola Salesiana de Lahane, Colégio de Maliana, Seminário de Nossa Senhora de Fátima em Dare, Dili, Timor L/L. 1960-1965 em Macau, Seminário de S. José. 1966-1973 em Same, zona Sul de Timor L/L. 1973-1983 em Roma, LIcenciatura em Filosofia e Curriculum de Doutoramento em Filosofia na Universidade Gregoriana. 1983 em Portugal, projecto de vida - Filosofia, professor, Curriculum de Mestrado em Filosofia, Fundação e Presidente da Associação Timorense (AT) entre 1983 e 1985 (criada com objectivo particular de Espaço de Diálogo e de Formação de Quadros Timorenses na Diáspora e no Interior - Sítio: wp.timor-diaspora.com/wp-login.php). Membro da Comissão Política do Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT). Organiza e participa nos Encontros e Conferências de Vila Moura (Algarve, Portugal), Melbourne (Austrália) Darwin (Austrália). Lecciona Filosofia no Seminário Maior S. Pedro e S. Paulo em Fatumeta, Dili (Timor L/L) entre 2000 e 2002. Na sequência da dissolução do CNRT em 2002, opta por desenvolver actividades na Diáspora - Defende uma Política de Diáspora; cria Assoicaição Apoio à Diocese de Baucau (Sítio - http://aadb.home.sapo.pt); organiza a comemoração na Diáspora do 10º Aniversário da Independência de Timor L/L; coordena o Grupo COCC 2012 (Comissão Organizadora de Conferências e Congressos com início de actividades em 2011/2012. Com a COCC 2012 organiza o Primeiro Congresso de Sociedade Civil de Diáspora da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a Lusofonia.
Esta entrada foi publicada em Timor-Diáspora. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *