natal 2014 – Embaixada RDTL em Lisboa

 

 

CONVÍVIO DE NATAL DA COMUNIDADE TIMORENSE EM PORTUGAL – Promovido pela Embaixada da RDTL em Lisboa

A comunidade timorense em Portugal, se bem que nunca tenha sido recenseada e nunca tenha podido votar e ser eleita, não deixa de estar presente nestas circunstâncias.

natalembaixada2014aNo seu discurso, a Sra. Embaixadora Dra. Maria Paixão da Costa, evocou os acontecimentos e as datas que marcaram a História de Timor, sobretudo até ao CNRM (Conselho Nacional da Resistência Maubere). A História do tempo do CNRT (Conselho Nacional da Resistência Timorense), enquanto fase da luta não já partidária, mas de uma frente unida, incluindo todos os partidos políticos e os apartidários ou independentes, ficou na penumbra.

 

 

Alguns críticos disseram que foi um discurso político partidário. Outros, pelo contrário, opinaram que se a Senhora Embaixadora não realçou o contributo do CNRT, que desembocou no dia 20 de Maio de 2002, bem como a passagem do PED 2002-2020 para PED 2011-2030 (PED – Plano Estratégico de Desenvolvimento Nacional), foi por uma questão de tempo e espaço, condicionados pela importância que foi dada ao tempo das lutas partidárias. Secundando estes últimos, outros afirmam que o facto de não ter falado dos acontecimentos e das datas em questão não significa que a Senhora Embaixadora não tenha querido salientá-los da mesma forma.

Deixando de lado estas sensibilidades, cremos que todos não deixaram de felicitar a Senhora Embaixadora, sua equipa de missão diplomática e seus dedicados colaboradoras e colaboradores.natalembaixada2014b

Foi com toda a justiça que a Senhora Embaixadora referiu o contributo financeiro dos três adidos da Missão Diplomática, gesto que representa significativa estima pelos timorenses da diáspora. Em vez da entrada livre e gratuita, alguns pensam que teria sido mais significativo se cada participante contribuísse com uma soma não simbólica, mas real e efectiva, para as despesas necessárias.

Augurando os votos dos maiores e melhores êxitos profissionais e pessoais para a Senhora Embaixadora e para toda a sua equipa para a ANO 2015, e tendo presente que este novo ano será a primeira etapa de avalização da efectiva execução do PED 2011-2030, fazemos igualmente votos para sejam organizados e haja a mais elevada participação possível da diáspora timorense nestes momentos de medição do passado, de factos e não de intenções ou promessas, no sentido de se evitarem acumulações de insucessos e atrasos e de se cumprir a totalidade das metas previstas pelo próprio PED, Capítulo 7, para 2016-2020 (Médio Prazo).natalembaixada2014d

São estes mesmos votos que auguramos para todos e para cada um dos irmãos timorenses na diáspora, para os pró-timorenses e para todos os amigos. São de uma forma muito particular para a COCC TD2012 (Comissão Organizadora de Conferências e Congressos, criada em 2012, por ocasião da comemoração na diáspora do 12º Aniversário da Independência Nacional, comissão constituída pelas associações que vão aderir à criação, em breve, de uma Federação de Associações Timorenses e Pró-Timorenses (FATIPRO), que vai participar na realização do Primeiro Congresso da Sociedade Civil da Diáspora Lusófona (I CDIL), calendarizado para 29-31 de Janeiro de 2016. Dele falaremos proximamente). natal2014anatal2014bnatalembaixada2014c

Alberto Araújo

 

Sobre timordi

50-60 em Escola Salesiana de Lahane, Colégio de Maliana, Seminário de Nossa Senhora de Fátima em Dare, Dili, Timor L/L. 1960-1965 em Macau, Seminário de S. José. 1966-1973 em Same, zona Sul de Timor L/L. 1973-1983 em Roma, LIcenciatura em Filosofia e Curriculum de Doutoramento em Filosofia na Universidade Gregoriana. 1983 em Portugal, projecto de vida - Filosofia, professor, Curriculum de Mestrado em Filosofia, Fundação e Presidente da Associação Timorense (AT) entre 1983 e 1985 (criada com objectivo particular de Espaço de Diálogo e de Formação de Quadros Timorenses na Diáspora e no Interior - Sítio: wp.timor-diaspora.com/wp-login.php). Membro da Comissão Política do Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT). Organiza e participa nos Encontros e Conferências de Vila Moura (Algarve, Portugal), Melbourne (Austrália) Darwin (Austrália). Lecciona Filosofia no Seminário Maior S. Pedro e S. Paulo em Fatumeta, Dili (Timor L/L) entre 2000 e 2002. Na sequência da dissolução do CNRT em 2002, opta por desenvolver actividades na Diáspora - Defende uma Política de Diáspora; cria Assoicaição Apoio à Diocese de Baucau (Sítio - http://aadb.home.sapo.pt); organiza a comemoração na Diáspora do 10º Aniversário da Independência de Timor L/L; coordena o Grupo COCC 2012 (Comissão Organizadora de Conferências e Congressos com início de actividades em 2011/2012. Com a COCC 2012 organiza o Primeiro Congresso de Sociedade Civil de Diáspora da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a Lusofonia.
Esta entrada foi publicada em Timor-Diáspora. ligação permanente.

57 Responses to natal 2014 – Embaixada RDTL em Lisboa

  1. Pingback: tabtrader review

  2. Pingback: nhân mã khi thích ai đó

  3. Pingback: kim ngưu và ma kết

  4. Pingback: xếp hạng 12 chòm sao

  5. Pingback: cung song tử hợp với cung gì

  6. Pingback: mơ thấy xương người

  7. Pingback: giải mã ác mộng

  8. Pingback: mơ thấy người yêu cũ chết

  9. Pingback: mơ mất xe đạp đánh con gì

  10. Pingback: mơ thấy bị đòi nợ

  11. Pingback: nam mo thay di hoc

  12. Pingback: gym 2021

  13. Pingback: mơ bốc mộ đánh con gì

  14. Pingback: nằm mơ rụng tóc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *